Para desempenho ideal do Ergosoft RIP, recomendamos a seguinte configuração ou uma configuração comparável. Observe que esta deve ser uma configuração de ponta, não requisitos mínimos. O Ergosoft RIP pode ser executado muito bem em computadores menos potentes.
Sistema operacional
O Ergosoft oferece suporte aos seguintes sistemas operacionais:
- Windows 10 64 bits.
- Windows 11 64 bits
Outros sistemas operacionais ainda podem funcionar, mas os usuários estão fazendo isso por sua conta e risco, pois a Ergosoft não fornecerá assistência técnica para sistemas operacionais não suportados. Observe que sistemas virtualizados não são suportados pela Ergosoft.
Processador
O desempenho raster do Ergosoft RipEngine depende principalmente do processador. Para atingir altas velocidades raster, é recomendado ter uma alta frequência de tato nos núcleos individuais do processador em vez de um grande número de núcleos, pois o processo RipEngine lucra mais com um núcleo individual de alto desempenho.
É possível configurar o RipEngine para que ele use vários núcleos, e certos processos, como o dithering, são distribuídos automaticamente nos núcleos disponíveis, mas o ganho de velocidade do uso de vários processadores não é comparável ao desempenho de um único núcleo poderoso.
Ao usar vários RipEngines simultaneamente, deve haver um núcleo adicional disponível para cada RipEngine para tornar a execução de vários RipEngines paralelos entre si o mais eficiente possível.
A função Hyper Threading dos processadores mais novos deve ser desabilitada, se possível, pois ela diminui pouco o tempo de RIP e, em alguns casos, pode até aumentá-lo.
Intel Core i7 (ou i5) ou AMD Ryzen 7 (ou 5) com 8 núcleos físicos e a maior frequência possível.
Com processadores Intel de 12ª ou 13ª geração, não é recomendado usar os chamados E-Cores/Efficient Cores para rasterização, pois eles são conhecidos por tornar o tempo de rasterização mais lento devido à forma como são usados pelo sistema operacional. O uso de E-Cores para rasterização pode ser configurado em Application Defaults > User Prefences > Miscellaneous em "Deactivate Intel E-Cores". Por padrão, isso é ativado para que E-Cores não sejam usados. A Ergosoft recomenda deixar assim.
BATER
A RAM é usada principalmente para armazenar arquivos em buffer e tem influência na velocidade do raster, embora não seja tão significativa quanto o processador (se a RAM ficar cheia durante o processo de raster, os dados em excesso precisam ser armazenados na unidade, o que pode tornar o raster muito lento).
Como a rasterização geralmente gera grandes quantidades de dados, é recomendável usar 18 GB de RAM ou mais em sistemas operacionais de 64 bits (sistemas de 32 bits suportam apenas até 4 GB).
Ao usar vários RipEngines ao mesmo tempo, a quantidade de RAM deve ser aumentada adequadamente.
Discos rígidos
Os tempos de leitura e gravação dos discos rígidos disponíveis também influenciam o desempenho do RipEngine e são usados para armazenar dados durante a operação; portanto, os tempos de acesso dos discos rígidos em uso, bem como o espaço disponível, devem ser levados em consideração.
A ErgoSoft recomenda um sistema com duas ou mais unidades de estado sólido (SSD).
A primeira unidade contém o sistema operacional e o Ergosoft RIP, a segunda é usada para armazenar dados raster temporários e dados de spool, enquanto a terceira abriga os arquivos de imagem que serão impressos.
Uma configuração como essa tem a vantagem de minimizar a quantidade de dados gravados e lidos nos discos ao mesmo tempo, o que aumenta a velocidade e a estabilidade dos diferentes processos.
Rede/Portas
Se estiver claro antes de comprar o sistema RIP quais impressoras e portas serão usadas com o RIP, é claro que é preciso certificar-se de que as respectivas portas estejam disponíveis no computador.
Geralmente também recomendamos usar uma placa de rede Gigabit*. Embora a maioria das impressoras TCP/IP ainda use uma conexão de rede de 100 MBit/s, uma placa de rede rápida é definitivamente um trunfo, especialmente se, por exemplo, os arquivos de imagem forem importados da rede.
*Observe que para alguns tipos de conexão, como Mimaki TCP/IP, um Gigabit Ethernet é obrigatório.
Resumo
Recomendamos a seguinte configuração de sistema ou superior para o desempenho ideal do Ergosoft RIP:
- Sistema operacional: Windows 10 64 bits, Windows 11 64 bits *
- Processador: Intel Core i7 (ou i5) com 8 núcleos físicos e a maior frequência possível
- RAM: 18 GB de RAM ou superior
- Discos rígidos: 2 ou mais unidades como discos de programa/spool/imagem; tamanho mínimo de 1 TB ou conforme a necessidade
- Rede/Portas: Placa de rede Gigabit ou 10 Gigabit
- Cabos de rede: cabos de rede Cat 6 / 6a / 7 / 8 recomendados. Fiação geral adequada da rede da empresa, incluindo switches adequados e suas localizações, são pré-condições esperadas.
- Placa de vídeo: Uma GPU regular e recente é recomendada; nenhuma placa de vídeo gamer é necessária. A aceleração de GPU é usada para exibição de trabalho no JobComposer. Usar monitores adicionais ou monitores 4K pode exigir uma placa de vídeo adicional para acelerar a exibição do trabalho.
- Exibição: Resolução de exibição de 1700x900 ou superior