Configurar um software RIP para executar sua produção de impressão digital pode parecer uma tarefa assustadora no começo, mas com a Ergosoft e uma pequena ajuda deste guia, você se verá projetando, imprimindo e cortando em pouco tempo. Este guia o levará pelas etapas iniciais da instalação, configurando seu primeiro ambiente de impressão até sua primeira impressão usando um PrintQueue. Se esta for a primeira vez que você faz isso, pode levar de 10 a 20 minutos. Usuários experientes podem passar por este processo em minutos, mas vamos aproveitar nosso tempo por enquanto.
Observe que este guia tem como objetivo fazer com que você imprima o mais rápido possível para dar a você uma visão geral da configuração e do fluxo de trabalho de impressão no Ergosoft RIP. Ele não abrange o processo de linearização e criação de perfil de densidade recomendado para obter os melhores resultados de saída possíveis. Verifique o capítulo Calibração de Saída para obter instruções sobre linearização e criação de perfil para obter a melhor qualidade possível da sua impressora usando as ferramentas avançadas de calibração da Ergosoft.
Para maior clareza, vamos supor que esta é a primeira instalação do Ergosoft neste sistema, embora as instalações de atualização funcionem da mesma maneira.
Preparação
Antes de começarmos a instalação, vamos nos certificar de que temos tudo pronto.
- Baixe o arquivo de instalação do Ergosoft do Portal do Usuário (Download) para o seu computador e coloque-o em um local de fácil acesso.
Os navegadores modernos geralmente colocam o arquivo na pasta Download do Windows por padrão.
- Retire o Dongle USB CodeMeter da caixa e conecte-o a uma porta USB no sistema onde você está instalando o Ergosoft RIP.
Se estiver usando o licenciamento de rede, você pode conectá-lo a um computador diferente que atuará como servidor de licença.
- Certifique-se de ter o License Activation Ticket em mãos. Provavelmente você o recebeu do seu fornecedor Ergosoft RIP ou diretamente da Ergosoft.
É um hiperlink simples que se parece com isto:
http://license.ergosoft.net/depot/get.php?id=Z794S-TVUGW-7RFX9-ZPEZL-TJKCK
- É necessária uma conexão estável à Internet para ativar a licença.
- Certifique-se de ter pelo menos 500 GB de espaço disponível no disco rígido em que pretende instalar o Ergosoft.
Pegou tudo? Ótimo! Agora estamos prontos para começar a instalação!
Iniciando a instalação
Navegue até o local do arquivo de instalação e clique duas vezes nele. A rotina de configuração começará e começará a preparar os arquivos necessários e iniciará o Assistente de configuração.
Quando a janela de configuração aparecer, confirme a primeira clicando em Avançar e depois em Aceitar o contrato de licença para prosseguir com a instalação.
Na janela seguinte, você será solicitado a selecionar a pasta de instalação. É aqui que todos os dados do programa padrão serão armazenados (dados específicos do usuário, como ambientes de impressão, configurações etc., são armazenados em uma pasta de dados do usuário separada que escolheremos em uma etapa posterior). Na maioria dos casos, você pode deixar isso como padrão, mas você pode, é claro, escolher um local personalizado clicando no botão Browse... e navegar até o caminho de instalação desejado.
Quando terminar, confirme clicando em Avançar .
No diálogo a seguir, selecione se você deseja instalar a Licença de Dongle de Hardware (requer Dongle USB Codemeter) ou a versão para PC (CmAct). Ambas as versões exigirão um código de licença em uma etapa posterior.
Escolha a Pasta do Menu Iniciar que você deseja criar para o Ergosoft RIP. Na maioria dos casos, você pode deixar isso como padrão, mas você pode, é claro, escolher um local personalizado inserindo-o no campo de texto ou selecionando um da lista.
Quando terminar, confirme clicando em Avançar .
O assistente de instalação começará a copiar os arquivos para seu disco rígido. Isso pode levar vários minutos. Não desligue seu sistema enquanto a instalação estiver em andamento.
Perto do fim do processo, um prompt aparecerá pedindo para você selecionar um caminho para a pasta User Data. Esta é a pasta onde todos os dados específicos do usuário serão armazenados, como suas configurações, ambientes de impressão, perfis, etc.
Na maioria dos casos, você pode deixar isso como padrão. Em casos especiais, você pode escolher um local personalizado clicando no botão Browse... e navegar até o caminho de instalação desejado.
Se você tiver uma instalação anterior do Ergosoft com configurações que deseja assumir, certifique-se de selecionar o mesmo caminho de Dados do Usuário de antes ou use o Assistente de Migração [Link] alternando "Mostrar opções de migração de dados" para Ligado. A opção de migração de dados só estará disponível se a pasta de dados do usuário selecionada ainda não contiver dados do usuário. Se você quiser usá-la, certifique-se de selecionar uma pasta vazia para seus dados do usuário.
Confirme com Ok .
Em seguida, você será perguntado se o Dongle está conectado ao computador local (a licença está vinculada a este PC) ou se um computador diferente na rede distribui a licença.
- Se o Dongle estiver conectado ao PC (a licença está vinculada ao PC) em que você está trabalhando, selecione Licença neste PC - uso local.
- Se o Dongle estiver conectado a um PC diferente (a licença estiver vinculada a outro PC), selecione Licença em PC diferente.
Isso abrirá a janela Dongle Server. Insira o nome do computador de rede ou endereço IP do computador que tem o dongle conectado. - Se a licença for local, mas precisar ser compartilhada pela rede, selecione Licença neste PC - compartilhada.
Depois de selecionar o local da licença, clique em Concluir para confirmar sua seleção.
Se você não tiver uma licença neste momento, a caixa de diálogo de licenciamento aparecerá aqui. Siga as instruções na caixa de diálogo para ativar o tíquete de licença. A maneira mais simples é clicar no hiperlink que você recebeu do seu fornecedor Ergosoft RIP e clicar no botão Ativar. Isso iniciará a transferência da licença para o contêiner de licença correspondente.
Configuração inicial
Ao iniciar o Ergosoft RIP, é recomendável iniciá-lo por meio do Ergosoft ControlCenter, pois isso também iniciará e configurará os utilitários necessários. (O atalho deve estar na sua área de trabalho.) O ControlCenter será iniciado e também iniciará os processos de segundo plano necessários. Na guia Home, clique no ícone JobComposer para iniciar.

No primeiro lançamento, você verá a janela do Print Environment Manager. Isso permite que você adicione ou importe um Print Environment. Os Print Environments podem ser considerados um conjunto de configurações e ajustes agrupados para sua impressora. Eles contêm o "driver" para executar a impressora, as configurações de impressão, como resolução, passes, bem como as configurações de porta e muito mais.

Clique no botão Adicionar para configurar um novo ambiente de impressão.
Você será perguntado se deseja usar uma fila existente ou criar uma nova.
Como não temos nenhuma fila nesta nova instalação, selecione Adicionar fila e clique em Avançar.
Na lista, selecione o modelo de impressora que corresponde à sua impressora.
Se você não conseguir encontrar o modelo específico da sua impressora, certifique-se de ter uma licença para ela.
Quando encontrar sua impressora, clique em Avançar para acessar a janela Configuração de porta.
Selecione o tipo de porta, pressione o botão OK e configure-a para conectar à sua impressora.
Determine o Tipo de Monitor de Status se houver um listado com o nome da marca da sua impressora. Se desejar, você também pode Definir a Pasta para Arquivos de Spool onde o RIP armazenará dados raster temporários para Trabalhos enviados para esta impressora. Isso deve estar em um disco que tenha espaço suficiente disponível, pois os dados raster podem ficar enormes rapidamente.
Clique em Next e defina um nome para seu novo Print Environment e sua nova Print Queue. Clique em Finish.
Seu novo Ambiente de Impressão será criado e abrirá instantaneamente as Configurações do Ambiente de Impressão. É aqui que você pode ajustar suas configurações, como resolução, modo de passagem, atribuição de tinta, etc. Verifique as guias e verifique se as configurações estão corretas. Para mais detalhes sobre as configurações individuais, verifique as configurações do Ambiente de Impressão. Por enquanto, vamos prosseguir e confirmar as Configurações do Ambiente de Impressão com OK.
Pressione novamente o botão OK no Print Environment Manager para fechá-lo. O JobComposer será iniciado agora.
Primeira impressão
Agora que temos tudo configurado, podemos começar nossa primeira impressão. Importe uma imagem para o JobComposers clicando no botão Import na Toolbar (File > Import Image...) . Navegue até um arquivo de imagem, selecione-o e confirme com Open para trazê-lo para seu Job.
A partir daqui, você pode fazer ajustes como escala, etc. selecionando a imagem e usando o painel Propriedades e Ações no lado direito do JobComposer.
Em seguida, vamos iniciar nossa PrintQueue que configuramos durante a configuração do Print Environment. Clique no ícone PrintQueue na Toolbar ou vá para Tools > PrintQueues e selecione a que criamos antes.
A janela PrintQueue será aberta. Dê uma olhada rápida para se familiarizar com o layout. À esquerda, você verá a lista de espera para impressões. No canto superior esquerdo, você pode ver três círculos indicando o status da fila - Offline/Manual/Online.
- Offline: A PrintQueue não se comunica com a impressora e todos os trabalhos são colocados na lista de espera.
- Iniciar trabalho manualmente: O PQ se comunica com a impressora. Cada trabalho precisa ser liberado separadamente.
- Online: os trabalhos são enviados para a impressora automaticamente em ordem de prioridade.
Vamos configurá-lo para Online agora clicando no círculo mais à esquerda para que fique verde. O PrintQueue agora está Online e enviará quaisquer printdata que receber do JobComposer diretamente para a impressora.
Volte para a janela JobComposer, verifique novamente as dimensões da imagem e outras configurações e clique no botão Imprimir na Barra de Ferramentas ou vá para Arquivo > Imprimir... A caixa de diálogo Opções de Impressão aparecerá, permitindo que você verifique novamente o Ambiente de Impressão e as configurações de Mídia.
Quando estiver satisfeito, clique em OK para iniciar o trabalho de impressão. Após um momento, você o verá aparecer na PrintQueue, onde exibirá o raster e o progresso da impressão. Você também deve notar a impressora sendo inicializada conforme começa a receber dados. A impressão deve começar em breve e apresentar a você a primeira de muitas impressões excelentes do Ergosoft RIP.
Claro que há muito mais para configurar, otimizar e aprender no Ergosoft RIP, mas neste ponto você já tem uma ideia do fluxo de trabalho de impressão e alguns dos componentes envolvidos. A partir daqui, recomendamos passar para a seção Output Calibration para começar a calibrar sua saída de impressão com uma Density Linearization, Total Ink Limit e Profile para atingir a melhor saída de impressão possível.